quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sobre o Filme Patch Adams


From Patch Adams (submitted by Lindsay Robichaux, Facebook).
É um filme muito antigo que eu nunca havia assistido. Apenas vi recortes em momentos isolados. Porém, como estudante de psicologia, me senti na obrigação de ver este filme. Casualmente ele veio em um momento frágil, aonde tenho um grande amigo desistindo do curso de psicologia por se decepcionar com a falta de tato e humanidade que o curso oferece e que convenhamos na maioria das linhas teóricas está em falta realmente. E com isso posso dizer: foi o melhor filme que eu já vi em toda a minha vida ele despertou em mim toda a compaixão, vontade e esperança que estava se perdendo em meio a tantas teorias e técnicas.
Patch Adams com seu jeito estranho e fora do comum me fez questionar porque eu devo escolher uma linha teórica a seguir. Por que eu devo escolher ser psicanalista, cognitivo comportamental, humanista, social ou qualquer outra? Por que devo escolher se o ser humano funciona de forma fisiológica, de forma dependente e inconsciente ou seja como for? Por que não posso simplesmente acreditar no ser humano e pronto? Por que não posso EU como psicologa me adaptar ao meu paciente e sim ele que tem que se adaptar a mim para que a terapia funcione? Por que não podemos ser simplesmente seres humanos, cheios de patologias, problemas, aflições, amores e desamores conversando e se ajudando mutuamente, trocando o tempo todo? Por que devo eu acreditar que é o psicologo quem ajuda o paciente e não que ambos se ajudam? Por que devo acreditar que eu não posso chorar na frente do meu paciente se ele contar algo que me emocione, por que choca as pessoas ver um psicologo ou médico chorar? Por que devo me conformar com o fato de que me conectar com a pessoa na minha frente é errado, por que devo ser neutro o tempo todo se também sou um ser humano? Aliás, por que devo me referir a essas pessoas como PACIENTES e não Ana, João, José ou seja lá qual o for o nome deles?
Eu espero realmente que um curso aonde o ser humano em toda a sua essência é estudado, talvez, um dia, realmente veja o ser humano como um todo e não como um objeto de estudo. Pois esse é o tipo de profissional que eu quero ser, que eu VOU ser. E é NESSA psicologia que eu acredito.

"Você tratas uma doença, você ganha, você perde. Você trata uma pessoa, eu garanto, você sempre vai ganhar não importa qual seja o resultado." - Patch Adams

Nenhum comentário:

Postar um comentário